Pular para o conteúdo

PICJR-2023

Abertura do processo de seleção para o preenchimento de vagas para bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PICJr), na Eeefm Aflordizio Carvalho da Silva, de acordo com o EDITAL CNPq/FAPES Nº 022/2023.

Clique aqui para entrar na página privada


PROJETO DE PESQUISA: LEITURAS E LEITORES DE  IMPRESSOS PEDAGÓGICOS E DE VARIEDADES: A EDUCAÇÃO FÍSICA, A GINÁSTICA E O ESPORTE NA CONSTITUIÇÃO DA CIVILIDADE URBANA NA CIDADE DE VITÓRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Projeto aprovado pela Fapes: 2023

 

RESUMO DO PROJETO

Da Região Sudeste, o Espírito Santo é o Estado que possui o menor desenvolvimento em relação a pesquisas sobre a História e a Memória da Educação Física e do Esporte. Desse modo, os estudos produzidos em regiões vizinhas, com grupos de pesquisa mais consolidados, nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, tornaram-se referências para se compreender o desenvolvimento desses temas. As experiências educacionais e esportivas que ocorreram em outras regiões, apesar de interessantes, não são explicativas para o vasto território nacional. Cada localidade possui o seu próprio ritmo de desenvolvimento da Educação Física e do Esporte, que diz respeito às condições de possibilidades da escolarização e dos interesses sobre o efeito civilizatório do Esporte nas sociedades modernas. O projeto possui como objetivo compreender o desenvolvimento da Educação Física e do Esporte no Espírito Santo, nas quatro primeiras décadas do século XX, considerando a História e a Memória produzidas por essas práticas que circularam na imprensa local. Como objetivo específico, busca mapear nos impressos pedagógicos e de variedades, do início do século XX, as matérias relacionadas com a difusão da Ginástica, da Educação Física e do Esporte,  como elementos civilizatórios, que são incorporados à cultura escolar e à cultura esportiva, partes constitutivas do desenvolvimento da cultura urbana da cidade de Vitória, em diálogo com a educação dos sentidos e das sensibilidades.

Como resultado procura desenvolver nos alunos do ensino médio, de uma escola estadual, da cidade de Vitória o gosto pela leitura, a capacidade interpretativa e a habilidade de produção de sínteses. Um bom leitor deve desenvolver a capacidade de interpretar dados e fatos, organizar o pensamento, encadear ideias e fazer perguntas. Essas são habilidades importantes que se desenvolvem com o hábito da leitura e que, por consequência, são formas de aprimorar a escrita, ao ampliar a capacidade analítica do leitor. Como conclusão do processo formativo, busca-se produzir um catálogo de fontes, com um resumo de cada matéria localizada, lida, analisada e sintetizada pelos alunos que tomarão parte do processo formativo. Ao final do processo, o material organizado constituirá um banco de dados das práticas escolares da Educação Física/Ginástica e esportivas que, nas primeiras quatro décadas do século XX, foram veiculadas na imprensa e hoje se constituem como a nossa memória, monumento dos homens no tempo, marcas da sua cultura, da sua política e das intervenções sobre a sociedade. Metodologicamente, trabalha-se com a proposta da Arqueologia dos Objetos, observando o documento como produto cultural que, constitutivamente, guarda as marcas de sua fabricação e de seus usos. Este projeto é condição necessária para o desenvolvimento do Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba (Cemefec) <https://cemefec.org>, um investimento que começou a ser desenvolvido no ano de 2010 e foi inaugurado em 2020, como uma forma de sistematizar a cultura esportiva espírito-santense, região que recebeu a primeira escola civil de formação de professores de Educação Física em 1931, e foi responsável por disseminar, de forma sistematizada, por meio da escolarização, o Esporte como conteúdo da Educação Física escolar.

 

.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Siga-nos  nas redes sociais